Em busca por emprego

Participantes da primeira turma do Cidade da Solda de Juiz de Fora recebem diploma

Participantes da primeira turma do Cidade da Solda de Juiz de Fora recebem diploma

Jovens de Juiz de Fora aprendem ofício de soldador e garantem vaga no mercado de trabalho

Quinze jovens de baixa renda de Juiz de Fora, em Minas Gerais, receberam na última semana de fevereiro os diplomas de soldador, após três meses de aulas teóricas e práticas. Eles participaram do projeto “Cidade da Solda”, realizado pela Fundação ArcelorMittal. Trata-se da primeira turma formada na cidade mineira. Os inscritos para a segunda turma, com início neste mês, já estão em processo de seleção e a expectativa é que, até dezembro deste ano, cerca de 60 jovens em situação de risco social aprendam o ofício.

Inaugurado em Juiz de Fora no ano passado, o projeto oferece aulas gratuitas, seguindo a metodologia do Senai e com conteúdos transversais, como empreendedorismo e cidadania. Outro diferencial do projeto é a criação de canais de comunicação com empresas que enfrentam carência de mão-de-obra especializada na área de solda. Como resultado dessas parcerias, vários alunos já estão na busca do primeiro emprego. É o caso de Jean Cláudio Assis Júnior, 19 anos. “O projeto é uma oportunidade de qualificação profissional. Agora, as empresas abrirão as portas para mim”, afirma.

O gerente de Recursos Humanos e Qualidade da ArcelorMittal, Ricardo Schmidt de Araújo, explica que a meta inicial do projeto era de inserção de, pelo menos, 50% dos alunos no mercado de trabalho. “Com certeza, iremos superar esse número rapidamente”, ressalta o executivo. Renata Leotéria, 18 anos, foi a única mulher da primeira turma e não se intimidou com as dificuldades iniciais. “No começo das aulas, senti preconceito dos colegas, mas foi logo superado. Tenho certeza que conquistarei um bom emprego, colocando em prática o que aprendi”, destaca a formanda de 18 anos.

A iniciativa conta com a parceria do Senai, Belgo Bekaert Arames, ESAB, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Votorantim Metais e White Martins, e apoio da Petrobras e do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). Atualmente, o Cidades da Solda tem unidades nos municípios de Betim, Contagem, Coronel Fabriciano (MG), Duque de Caxias (RJ) e São José dos Campos (SP), viabilizadas por meio de parcerias entre diversas empresas.


Fundação ArcelorMittal - Telefone: (31) 2552-2796

Também nessa Edição nº: 91
Perfil: Gilberto Selber
Entrevista: Solange Bottaro (2010/03)
Artigo: Responsabilidade social e projeto de qualidade de vida nas empresas
Notícia: O que deu na mídia (edição 91)
Notícia: Instituto ambiental do DF apresenta balanço
Notícia: Sustentabilidade se aprende na escola
Oferta de Trabalho: Procura-se (03/2010)