DF recebe feira ecológica

Evento promoveu, de 3 a 5 de junho, atrações culturais e informação ambiental

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) realizou no Parque da Cidade, no centro da capital federal, a segunda edição da Feira de Tecnologias Limpas e Atitudes Verdes. Realizado de 3 a 5 deste mês o evento foi dividido em três espaços – institucional, lúdico e de tecnologias limpas e atitudes verdes – e contou com atividades teatrais, musicais, de dança e competições recreativas.

A mostra contou com mais de 30 expositores, que divulgaram iniciativas de diversas instituições nas áreas de saúde, cultura, alimentação saudável, turismo verde, artesanato e educação, como o GreenPeace, que exibiu bicicletas geradoras de energia elétrica.

Também durante a feira, o Ibram lançou o “Acervo da Memória Ambiental: Catálogo de Publicações”, elaborado pelo Núcleo de Acervo Técnico da Biblioteca do Cerrado. Com 72 páginas, a publicação reúne referências bibliográficas de publicações do instituto e dos antigos órgãos de meio ambiente do DF, além de documentos que forneçam informações nas áreas de meio ambiente e recursos hídricos. Relatórios técnicos, projetos de educação ambiental, livros, fascículos de periódicos e dissertações de mestrado são algumas das publicações que constam no catálogo.

Com uma tiragem inicial de mil exemplares, a publicação é uma iniciativa do projeto Acervo da Memória Ambiental (AMA), que tem como objetivo identificar, organizar e recuperar a produção técnico-cientifica dos órgãos de meio ambiente do DF. Lançado em 2008, o projeto também visa a coleta de materiais fotográficos e audiovisuais.

Feira Verde

A II Feira de Tecnologias e Atitudes Verdes contou com o apoio da Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Companhia de Saneamento Básico do DF (Caesb), Fundação Jardim Zoológico de Brasília, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma).

O evento contou com a participação da Universidade de Brasília, Secretaria de Cultura do DF e Centro de Medicina Alternativa do Hospital de Planaltina. Com texto de Graciliano Ramos e coordenação da Diretoria de Educação Ambiental e Difusão de Tecnologias do Ibram, o teatro de bonecos “A Terra dos Meninos Pelados” fez sua primeira apresentação durante o evento. O objetivo é levar o projeto para 40 escolas do DF até o final do ano.


Instituto Brasília Ambiental (Ibram) - Telefone: (61) 3214-5624 / 3214-5625

Também nessa Edição nº: 97
Perfil: Soraya Hissa de Carvalho
Entrevista: Heleno Costa Junior
Artigo: Sustentabilidade e Marketing
Notícia: O que deu na mídia (edição 97)
Notícia: ONG do Camboja recebe prêmio da Nestlé
Notícia: Cultura e cidadania
Oferta de Trabalho: Procura-se (06/2010)