Cultura e cidadania

Nova biblioteca disponibilizará mais de 1000 títulos

Nova biblioteca disponibilizará mais de 1000 títulos

Novo espaço cultural instalado na comunidade de Macacos (MG) disponibilizará mais de 1000 livros e sessões de cinema gratuitos

O Instituto Kairós instalou na comunidade de Macacos, no município de Nova Lima, em Minas Gerais, um espaço dedicado à cultura. Trata-se do Clube Cultura, que atenderá toda a população local e do entorno com mais de 1000 títulos de referência. O espaço conta ainda com uma sala comunitária de cinema, provida de equipamentos de áudio-visual e projeção digital. As sessões, abertas e gratuitas, exibirão longas, curtas, animações, documentários e outros títulos de interesse.

O Clube Cultura também promoverá diversos eventos, como palestras, apresentações musicais, peças teatrais, oficinas, mostras, exposições artísticas, rodas de leitura e contação de histórias. A fundadora do instituto e idealizadora do espaço cultural, Rosana Bianchini, afirma que “a criação desse ambiente, acessível a todos, proporcionará o encontro, a troca de saberes e de informação, bem como o fortalecimento e a fruição das manifestações culturais locais”.

Já no dia da inauguração, em 27 de maio, a programação foi diversificada e contou com rodas de contos direcionadas a crianças, visita aberta à biblioteca e a pré-estréia do documentário “Recortes, Costuras e Memórias”, produzido pela própria instituição com os benefícios culturais do Fundo Estadual de Cultura. A sessão foi direcionada para as instituições parceiras e para os moradores que participaram do filme.

A entidade foi uma das 100 instituições brasileiras contempladas pelo Ministério da Cultura no Prêmio Cine Mais Cultura, por suas ações voltadas às linguagens digitais, mídias livres e comunicação comunitária em 2009. Também foi selecionada no I Concurso Pontos de Leitura, que premiou iniciativas culturais no Brasil que fortalecem, estimulam e fomentam a leitura nas comunidades onde atuam. As premiações custearam a construção do novo espaço cultural.

Criado em 2002, o Instituto Kairós promove diversas ações no município de Limeira, com destaque para projetos nas áreas cultural, educacional, inclusão digital, economia solidária, entre outras. Atualmente o número de beneficiados soma 500 pessoas. Entre as atividades em curso, destaque para o “Rede Escola Viva, que desde 2005, promove atividades para crianças e adolescentes que estudam na rede pública, com oficinas de arte educação, práticas esportivas, oficinas lúdicas, práticas ambientais e de apoio escolar por meio de rodas de leitura, informática e jogos matemáticos.

A entidade também realiza diversas ações na área do comércio justo e solidário. Exemplo é o projeto “Sustent-habilidades – tecendo o próprio futuro”, que promove a capacitação dos artesãos para o manejo sustentável. A iniciativa alia a pesquisa de novas tecnologias, design e a valorização da identidade local. Atualmente, 32 famílias participam das atividades e os recursos adquiridos na venda dos produtos são revertidos para o próprio projeto e para a geração de renda dos artesãos e produtores envolvidos. A meta para 2010 é implantar mais quatro unidades produtivas capazes de consolidar um arranjo produtivo colaborativo.


Instituto Kairós - Telefone: (31) 3547-7625

Também nessa Edição nº: 97
Perfil: Soraya Hissa de Carvalho
Entrevista: Heleno Costa Junior
Artigo: Sustentabilidade e Marketing
Notícia: O que deu na mídia (edição 97)
Notícia: DF recebe feira ecológica
Notícia: ONG do Camboja recebe prêmio da Nestlé
Oferta de Trabalho: Procura-se (06/2010)