• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
Você está aqui: Home / Noticias / Consumidor consciente

Consumidor consciente

Novembro 18, 2020 by admin Deixe uma resposta

1246-phpMRMT3B

Market Analysis divulga pesquisa sobre como o consumidor avalia seu poder de influência na postura das empresas quando o tema é responsabilidade social

A edição de 2011 da pesquisa “Monitor de Responsabilidade Social Corporativa”, realizada pelo instituto de pesquisa de mercado e opinião, Market Analysis, revelou que 69% dos consumidores acreditam que podem influenciar as empresas para que atuem de forma responsável.

Segundo o estudo, divulgado neste mês, 34% dos 805 entrevistas concordam totalmente com essa afirmação e outros 35% concordam de forma parcial. Apenas 9% acham que não conseguem intervir no comportamento das empresas. A pesquisa ouviu adultos de 18 a 69 anos, de nove capitais do país.

O estudo revelou, ainda, que para 90% dos consumidores brasileiros, as empresas devem ter muita responsabilidade em garantir que seus produtos e operações não sejam prejudiciais ao meio ambiente. Cerca de 89% esperam que as empresas tenham total ou muita responsabilidade em assegurar que todos os materiais usados na fabricação de seus produtos sejam produzidos de maneira social e ambientalmente responsável.

Setenta e cinco por cento dos respondentes concordam com a afirmativa que os produtos sociais e ambientalmente responsáveis têm mais qualidade do que os comuns, ante 22% que discordam desse conceito. Vale destacar, ainda, que 61% dos consumidores, geralmente aceitam pagar a mais por esses produtos.

Além de esperarem por um comportamento responsável das empresas, o consumidor brasileiro também dá sinais de mudança comportamental. Mais da metade, 59% dos consumidores concordam com a seguinte afirmação: “eu só compro produtos e serviços de empresas éticas e responsáveis”. Para 37%, esses critérios ainda não decidem a compra.

O consumidor brasileiro também realiza algumas ações para reduzir seu impacto no meio ambiente. Setenta e dois por cento dos entrevistados afirmaram que, sempre que possível, buscam compartilhar algum produto ao invés de comprar algum novo produto somente para si e 54% disseram que com frequência escolhem deixar de comprar alguns produtos.

Ranking social

O estudo também traz o ranking das empresas mais citadas pelo consumidor entre as melhores e piores quando o assunto é suas ações em responsabilidade socioambiental. Desde a primeira edição do estudo, em 2001, a Petrobras mantém a liderança e na segunda posição neste ano assume a Coca-Cola no lugar no Banco do Brasil. A Natura passa da sexta posição para a terceira, assim como a Nestlé que passa da sétima para o quarto lugar.

De acordo com o diretor da instituição, Fabián Echegaray, “os brasileiros saíram do ano pós-crise econômica apreciando menos o trabalho socioambiental dos grandes grupos bancários como Bradesco, Banco do Brasil e Itaú e criticando a atuação das operadoras de telefonia de forma homogênea. Quem mais se beneficiou foi a Natura que, associada à candidatura do seu presidente junto a Marina Silva, ganhou uma visibilidade e prestígio na opinião dos consumidores como nunca antes”.

Entretanto, a Petrobras também lidera no ranking das piores, seguida pela Oi, Grupo Pão de Açúcar, Ambev e a Itambé. A empresa de telefonia Claro, que não entrou na lista da piores em 2010, passou a fazer parte do grupo neste ano, com 0,7% de votos. Saíram do ranking das piores instituições neste ano as empresas: Unilever, Casa&Vídeo, Souza Cruz e Mannesmann.

O estudo ouviu cidadãos das cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Brasília (DF). As entrevistas foram face a face no domicílio do entrevistado entre dezembro de 2010 a janeiro de 2011 e tem uma margem de erro de 3,4% para mais ou para menos.


Market Analysis – Telefone: (48) 3234-8573

Também nessa Edição :
Perfil: Pedro de Melo Soares de Oliveira
Entrevista: Ewoud van Schaijk
Artigo: Sustentável sim, mas para quem?
Notícia: O que deu na mídia (edição 117)
Notícia: Corrente do Bem
Notícia: Páscoa solidária

Categoria: Noticias Assuntos: Meio Ambiente, responsabilidade social, responsabilidade socioambiental

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primary Sidebar

Vídeo

Veja mais

Tradutor de conteúdos em português para Libras está disponível para download gratuito para Android

Janeiro 29, 2021 Deixe uma resposta

Richard Goughnour

Janeiro 29, 2021 Deixe uma resposta

O que deu na mídia (edição 108)

Janeiro 28, 2021 Deixe uma resposta

Artigos recentes

  • Tradutor de conteúdos em português para Libras está disponível para download gratuito para Android
  • Richard Goughnour
  • O que deu na mídia (edição 108)
  • Abertos para a comunidade
  • Estímulo ao Voluntariado

Copyright © 2002 - 2021 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949