Apoio à educação de qualidade

1643-phpXdPs7S

Instituto Arcor soma quase uma década de atuação em defesa da educação como caminho para promover a igualdade de oportunidades

O Instituto Arcor Brasil apresentou, no último mês, o balanço de nove anos de atuação. Segundo os números divulgados pela instituição, mais de 300 projetos educacionais foram apoiados ao longo desse período, envolvendo mais de dois milhões de crianças e adolescentes de 16 estados brasileiros.

O escopo da entidade é defender a educação como caminho para promover a igualdade de oportunidades para crianças e adolescentes. Com base nesse propósito, o Arcor Brasil implementa ações voltadas para fortalecer a escola pública, como a criação de redes comunitárias visando a educação integral e o apoio a projetos de educação ambiental e desenvolvimento de base, voltados para a erradicação da pobreza e ao fortalecimento da democracia.

Como iniciativa própria, o instituto passou a promover, em 2013, o programa Escola em Movimento, que objetiva apoiar projetos escolares que contribuam para a criação e/ou fortalecimento de espaços, tempos e condições socioeducativas favoráveis para a promoção do brincar e dos hábitos de vida ativa nas crianças.

Entre suas atividades em parceria, o Arcor participa do Fundo Juntos pela Educação, ao lado do Instituto C&A. O fundo desenvolve o Programa pela Educação Integral, que apoia sete projetos no Nordeste, nos estados do Ceará e Pernambuco.

O Instituto Arcor Brasil também compõe a RedEAmérica, aliança hemisférica de institutos e fundações empresariais. No âmbito dessa rede, o instituto participa a partir de 2013 do Fundo Comunidade em Rede, ao lado de outras fundações e institutos empresariais. O objetivo é apoiar projetos de organizações de base, comunitárias, voltados para a construção do desenvolvimento local, a partir da interação entre diversos parceiros nas comunidades escolhidas.

Destaque também para o Projeto Tamar, em que o Instituto Arcor implementa o Programa Amigos do Mar, de educação ambiental. O instituto também integra a Articulação D3, voltada para o fortalecimento e sustentabilidade das organizações da sociedade civil, como condição essencial para a consolidação da democracia social e política. Apoia, ainda, o programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil.


Instituto Arcor Brasil - Site: www.institutoarcor.org.br

Também nessa Edição nº: 160
Perfil: Nicole Oliveira
Entrevista: Marcos Schwingel
Artigo: Responsabilidade compartilhada e resíduos sólidos
Notícia: Mercado sustentável (2013/06)
Notícia: Brasília discute cidades sustentáveis
Oferta de Trabalho: Procura-se (06/2013)