​​Projeto da Fundação Sinhá Junqueira prepara gestantes para a maternidade

O curso oferece informações sobre o desenvolvimento do bebê.

O curso oferece informações sobre o desenvolvimento do bebê.

Com o intuito de prestar atendimento social e assistencial para​ gestantes de baixa renda, a​ Fundação Sinhá Junqueira, desenvolveu, em 2007, o “Projeto Gestantes”.

Idealizado com a finalidade de preparar a futura mamãe para a experiência da maternidade, a iniciativa, desde 2009, é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Jeriquara (região de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo).

Nos encontros, que ocorrem uma vez por semana, as participantes recebem de profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) como psicólogos, enfermeiras, nutricionistas, médicos, entre outros, por meio de palestras, as principais informações e orientações para que tenham uma gravidez saudável e aprendam os primeiros cuidados com o bebê.

O curso oferece informações sobre o desenvolvimento do bebê e as principais transformações físicas e emocionais da mãe no período da gestação. “Noções sobre alimentação saudável, amamentação, pré-natal, parto, vacinação, entre outros assuntos que consideramos de suma importância”, ressalta a psicóloga Natália Eva Garcia Reis, do Centro de Promoção de Guará.

Gestantes

Segundo a psicóloga, desde que o projeto foi implantado são muitos os relatos em forma de agradecimento de mães que tiveram a oportunidade de participar dos encontros. “Elas falam da importância do curso para aprenderem a cuidar melhor dos seus filhos e, sobretudo, estar mais confiantes e seguras nessa difícil e prazerosa tarefa de cuidar e educar”, conta.

Janaina Beraldo Dias, 27, está com 22 semanas de sua primeira gestação e participa do curso, no Centro de Promoção Social de Jeriquara, que reiniciou em fevereiro. Ela está bastante empolgada com o que viu e ouviu. “Estou adorando. É uma experiência totalmente nova e estou aprendendo muito”, diz, com entusiasmo.

O sonho de ser mãe de Janaina quase foi interrompido por um cisto no útero, que causou problemas desde os 14 anos. Ela não desistiu e agora espera ansiosa por Ludmila Vitória. A gravidez é de risco, mas ela assegura que a pequena está bem e bastante desenvolvida para os quase cinco meses de vida uterina.

O projeto, neste sentido, também está sendo importante para Janaina, que antes de ingressar no curso já sabia da qualidade deste por meio de uma tia e de amigas que participaram do programa durante suas gestações. “É um curso completo. Eu tenho muitas dúvidas, sou curiosa e, às vezes, a gente pergunta para o ginecologista e pelo pouco tempo [de consulta] acaba saindo mais confusa”, conta. “Os cursos da Fundação são ótimos e eu estou muito contente por poder participar. Quero entender melhor sobre amamentação, parto e esclarecer todas as minhas dúvidas”, diz a futura mamãe de Ludmila Vitória.

Gestantes recebem treinamento

A psicóloga Natália ressalta a importância do trabalho que desenvolve ao lado de outros tantos profissionais na Fundação. “Acreditamos profundamente no ser humano e em sua capacidade de transformação do meio”, pontua ela. “Por isso entendemos que a mãe, ao assumir verdadeiramente seu papel de educar e acompanhar a formação de seu filho, colabora para que a nossa sociedade ganhe mais um cidadão consciente de seu papel, assegurando assim um futuro melhor para nosso planeta.”

As reuniões semanais do “Projeto Gestantes” têm duração de uma hora e meia, totalizando 14 palestras para cada grupo, por semestre. São cerca de 180 atendimentos por ano, divididos em dois grupos. Ao final do curso, as gestantes recebem um certificado e um enxoval com os itens necessários para o cuidado de um recém-nascido.


Fundação Sinhá Junqueira - Telefone:(16) 3172-0109

Também nessa Edição nº: 189
Entrevista: Eduardo Odebrecht de Queiroz
Artigo: Fundação Itaú Social anuncia inscrições para o Prêmio Itaú-Unicef 2015
Artigo: A sustentabilidade na saúde começa antes dos hospitais
Notícia: O que deu na mídia (edição 189)
Notícia: Anglo American investe R$ 30 milhões em preservação ambiental
Notícia: Abertas as inscrições para Prêmios Empreendedor Social e Folha Empreendedor Social de Futuro 2015
Oferta de Trabalho: Oportunidades de trabalho