Patrícia Abreu

Clínica de Fisioterapia

Clínica de Fisioterapia

A diretora de Marketing da Anhanguera Educacional, Patrícia Abreu, fala sobre a política socioambiental do grupo que realizou mais de 1,5 milhão de atendimentos gratuitos à comunidade no ano passado. De acordo com o Relatório de Responsabilidade Social da instituição, foram desenvolvidos mais de 1,1 mil projetos com apoio de professores, alunos e voluntários. São programas focados em áreas como educação, saúde, meio ambiente, inclusão social e inserção no mercado de trabalho. Confira.

Responsabilidade Social – O Grupo Anhanguera Educacional divulgou o Relatório de Responsabilidade Social referente ao exercício de 2012. Quais são as principais diretrizes da gestão socioambiental do grupo?
Patrícia Abreu
– O Relatório de Responsabilidade Social apresenta o desempenho econômico, ambiental e social da organização, ao longo do ano de 2012, seguindo diretrizes internacionais. Todas as ações desenvolvidas têm foco na transformação das comunidades no entorno das instituições de ensino mantidas pela Anhanguera. Dessa forma, a instituição faz com que a democratização do ensino superior ultrapasse os limites da sala de aula e alcance familiares, moradores e trabalhadores das regiões onde a Anhanguera atua.

Em relação à atuação ambiental, as ações desenvolvidas e a rotina nas unidades da Anhanguera têm por princípio a preservação do meio ambiente e a minimização dos impactos ambientais.

RS – Quais os principais resultados alcançados em 2012?
PA –
O principal resultado é o impacto direto na vida de 1,5 milhão de pessoas atendidas pelos 1.117 projetos de extensão comunitária realizados em 2012. Esse é um número que chama a atenção, pois há cidades inteiras que não têm essa quantidade de habitantes. Capitais como Porto Alegre, Belém e Goiânia, por exemplo, tem cerca de 1,4 milhão de habitantes de acordo com estimativa do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] de 2012.

Esses números também contemplam o programa “Um Pé no Futuro”, que foi lançado no ano passado com o objetivo de promover a aproximação e o relacionamento com educadores e estudantes do ensino médio. Assim, para despertar nos alunos a ambição por construir seu projeto de vida e oferecer aos professores apoio por meio de conteúdos, discussões, debates e cursos de aprimoramento profissional.

RS – Qual entendimento do grupo para o conceito ‘responsabilidade social’?
PA
– A responsabilidade social está no DNA da Anhanguera, que foi criada para dar força ao projeto de vida de quem deseja ingressar no ensino superior. Esse é um posicionamento que vai além da inclusão social e da promoção da igualdade de direitos e oportunidades. É um posicionamento que deixa claro nossos anseios pelo respeito, pela promoção e pela defesa dos direitos humanos, da qualidade de vida e do meio ambiente.

RS – Quais são os desafios que a Anhanguera Educacional ainda encontra para implementar ações com foco social?
PA
– Nesse momento, o desafio da Anhanguera é ampliar os atendimentos, mantendo a qualidade dos projetos desenvolvidos e criando novas oportunidades de transformação pessoal, profissional e social junto às comunidades em todo o Brasil.

RS – Você pode destacar como esse tema evoluiu na instituição nos últimos anos?
PA –
Essa foi uma evolução natural que acompanhou o crescimento da Anhanguera. Desde a idealização, os fundadores da Anhanguera já atuavam com olhos para a responsabilidade social. Com o crescimento da instituição, departamentos foram criados, profissionais especializados foram contratados e a cultura da responsabilidade social tornou-se marca registrada em todas as ações de relacionamento com a comunidade.

RS – Quais as metas do Grupo Anhanguera Educacional na área de responsabilidade social para 2013/2014?
PA
– Vamos expandir o número de atendimento à população. Vamos seguir trabalhando com projetos e programas focados em diversas áreas como educação, saúde, meio ambiente e inclusão, tanto na sociedade quanto no mercado de trabalho. Assim é a Anhanguera, a força que transforma comunidades.


Anhanguera Educacional: www.anhanguera.com

Também nessa Edição nº: 165
Entrevista: Maria Laura Marchi
Notícia: Tratamento em risco
Notícia: IPCC anuncia novo relatório com suas projeções para o clima
Notícia: Novelis abre inscrições para a quarta edição do Programa Ambienta
Oferta de Trabalho: Procura-se (09/2013)