Eunice Lima

Eunice Lima fala sobre o programa de responsabilidade social da Novelis

Eunice Lima fala sobre o programa de responsabilidade social da Novelis

Norteada pela premissa de que é dever da empresa operar como um cidadão corporativo responsável e manter um equilíbrio entre as metas financeiras e as responsabilidades morais, a Novelis espera ter, até 2020, 100% de suas unidades de negócio engajadas com as comunidades onde atua.

A proposta será puxada pela política de responsabilidade social da instituição, que prevê aportes financeiros vultosos em projetos nas áreas de reciclagem e educação, por exemplo. “A empresa realiza projetos com recursos próprios, projetos com recursos incentivados, promove o relacionamento com as comunidades e incentiva o trabalho voluntário entre seus profissionais”, diz Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da instituição, em entrevista por e-mail concedida em meados de abril.

Para se ter uma ideia, somente para projetos de responsabilidade socioambiental realizados com incentivos fiscais a empresa anunciou investimentos superiores a R$ 2 milhões para 2013. Tratam-se de iniciativas de âmbito nacional e de abrangência regional, contemplando as cidades de São Paulo (SP), Pindamonhangaba (SP), Rio de Janeiro (RJ), Ouro Preto (MG), Guaraciaba (MG), Ponte Nova (MG), Mariana (MG) e Diogo de Vasconcelos (MG).

“Responsabilidade Social é um processo construído a partir das interações da empresa com todos os seus públicos. Um fator importante é a promoção do diálogo para se conhecer as necessidades das comunidades onde a empresa espera atuar para que, dessa forma, sejam propostas iniciativas que de fato promovam a transformação social”, destaca.

Líder global em laminados e reciclagem de alumínio, a instituição mantém 27 instalações operacionais em 11 países. No Brasil, sua principal atividade é a laminação, com unidades em Pindamonhangaba e Santo André (SP). A Novelis também produz alumínio primário em Ouro Preto (MG) e tem o maior centro de reciclagem da América do Sul. Na entrevista, Eunice Lima detalha a gestão socioambiental da empresa e antecipa as metas para este ano. Confira.

1) Responsabilidade Social – A Novelis anunciou o investimento de R$ 2,1 milhões em ações de responsabilidade social por meio de incentivos fiscais. Como são selecionados os projetos apoiados pela empresa?
Eunice Lima
– As iniciativas são selecionadas com base na Política de Responsabilidade Social da Novelis, na área de atuação do projeto (sua abrangência) e nas necessidades das comunidades onde a empresa opera. A partir de sua atuação social, a Novelis quer ser reconhecida como referência positiva nas comunidades onde atua e contribuir com seu desenvolvimento socioambiental. Sendo assim, estamos focados em apoiar projetos direcionados à reciclagem (sustentabilidade e meio ambiente), ao compromisso com a segurança e à educação no campo da ciência e da matemática.

2) RS – Como a Novelis entende o conceito “responsabilidade social”?
EL
– Nossa atuação empresarial vai além da criação de valor financeiro para nossos acionistas. Queremos ir além do esperado e estipulado por determinações legais ou inerentes ao negócio. É dever da empresa operar como um cidadão corporativo responsável, realizando o que é certo, mantendo um equilíbrio entre as metas financeiras e as responsabilidades morais.

3) RS – Desde quando a empresa adota políticas de responsabilidade social?
EL
– A Novelis sempre adotou políticas de responsabilidade social. Desde a criação da empresa, elas já passaram por atualizações para que haja de fato uma relação entre o negócio da instituição e a sua atuação social.

4) RS – Quais as principais diretrizes da Novelis nesse setor? Qual o peso da área de responsabilidade social na gestão da empresa?
EL
– A responsabilidade social está incorporada às metas de sustentabilidade da Novelis. Até 2020, a empresa objetiva ter 100% de suas unidades de negócio engajadas com as comunidades onde atua. E sabemos que o nosso braço social é o que permitirá essa aproximação. Todas as ações sociais são definidas a partir do programa corporativo Novelis Comunidade. Dentro desse “programa guarda-chuva”, a empresa realiza projetos com recursos próprios, projetos com recursos incentivados, promove o relacionamento com as comunidades e incentiva o trabalho voluntário entre seus profissionais.

5) RS – Além dos investimentos por meio de incentivos fiscais, a Novelis prevê outros aportes em atividades com esse escopo?
EL
– A partir do Programa Novelis Comunidade, a empresa apoia projetos inscritos em leis de incentivo e também promove iniciativas com recursos próprios. Nos dois casos a escolha dos projetos segue a mesma premissa. De forma continua, nós realizamos ações voltadas para a educação, para a reciclagem, promoção do voluntariado entre os nossos profissionais e projetos propostos pelas comunidades onde atuamos por meio de um edital de projetos sociais.

6) RS – Quais as metas da empresa para 2013 nessa área?
EL
– A Novelis quer ser ainda mais reconhecida como uma empresa comprometida e engajada com o desenvolvimento das comunidades onde atua. Em 2013, aprimoraremos nossa forma de atuação nas localidades, promovendo ainda mais o diálogo e a interação com as atividades promovidas pelo Programa Novelis Comunidade. Dessa forma, conseguiremos compartilhar ainda mais as experiências já realizadas tanto internamente quanto externamente à empresa.

7) RS – Qual o maior aprendizado que a empresa tem em relação à responsabilidade social que gosta de passar aos seus clientes e funcionários?
EL
– Responsabilidade Social é um processo construído a partir das interações da empresa com todos os seus públicos. Um fator importante é a promoção do diálogo para se conhecer as necessidades das comunidades onde a empresa espera atuar para que, dessa forma, sejam propostas iniciativas que de fato promovam a transformação social. A decisão dos projetos a serem apoiados deve envolver pessoas que tenham entendimento claro sobre a estratégia de negócio da empresa e a sua política de responsabilidade social e, ao mesmo tempo, as iniciativas devem estar alinhadas com as demandas das localidades.


Novelis - Telefone: (11) 5503 0722

Também nessa Edição nº: 157
Perfil: Manuel Condez e Marco Aurélio
Artigo: Da visão de risco para a de oportunidade
Notícia: DF lidera ranking da densidade de mestres por mil habitantes, aponta estudo
Notícia: Lei Anticorrupção avança no Congresso
Notícia: Consciência na hora da compra
Oferta de Trabalho: Procura-se (05/2013)