Christiane Michaela Balluff

1755-thumb-php1RhhGH

A gerente de Relações Institucionais do Demarest Advogados, Christiane Michaela Balluff, fala sobre a política socioambiental da empresa. Considerada um dos maiores e mais conceituados escritórios de advocacia da América Latina, a instituição realiza ações socioambientais mensais que conscientizam e motivam o engajamento dos colaboradores.

“Para nós do Demarest, responsabilidade social engloba atuar de forma socialmente responsável, colaborar para a melhoria da qualidade de vida, do resgate da autoestima e da valorização da vida e do ser humano”, resume Christiane Balluff.

O escritório foi fundado em 1948 e mantém unidades nas principais cidades do Brasil e em Nova York. Ao todo são mais de três mil clientes e o campo de atuação contempla, por exemplo, direito societário, bancário, trabalhista, regulatório, tributário, comércio internacional, econômico e concorrencial. Leia a entrevista na íntegra.

Responsabilidade Social – Como está pautado o programa de Responsabilidade Social do Demarest Advogados, o RS360°?
Christiane Michaela Balluff
 – O RS 360° é um programa anual, estruturado, que conta com ações de responsabilidade social voltadas a vários públicos. As ações são mensais e conscientizam e motivam o engajamento de nossos colaboradores. Os temas são variados, há diferentes maneiras de colaborar e todos podem participar.

RS – Desde quando a iniciativa é realizada e quais as principais ações desenvolvidas atualmente?
CB
 – A iniciativa já existe há muitos anos, mas desde o ano passado ela está passando por uma reestruturação para ficar mais alinhada ao novo posicionamento estratégico e à nova imagem do Demarest. Queremos estar mais presentes e atuantes no segmento social e contribuir para uma sociedade mais humana.

RS – Qual o balanço que você faz da iniciativa? Há uma estimativa de quantas pessoas já foram beneficiadas pelas ações do RS360°?
CB
 – O balanço é muito positivo. Notamos que a variedade de ações e os temas abordados nas campanhas, além de uma boa organização e divulgação, são fundamentais para uma participação cada vez maior dos colaboradores do Demarest, não apenas os de São Paulo, mas também dos colaboradores das unidades de Campinas, Rio de Janeiro e Brasília.

RS – Quais são os critérios observados pelo Demarest Advogados para a formatação de um novo projeto de responsabilidade social? Há, por exemplo, uma troca de informações com a comunidade?
CB 
– Para nós é importante atuar de forma próxima e útil, entendendo as reais necessidades daqueles que ajudamos, e isso só é possível através de diálogo. Em cada campanha, verificamos a melhor forma de colaborar e avaliamos também os resultados obtidos, pois é fundamental que as ações sociais sejam relevantes para aqueles que são assistidos.

RS – Quais atividades serão priorizadas pelo do RS360° em 2014?
CB
 – Já começamos o ano com a campanha de reciclagem de equipamentos eletrônicos em Janeiro, mas nossa programação ao longo de 2014 prevê ainda doações de roupas, cobertores, produtos de higiene, brinquedos, rações para cães e gatos, além de campanhas de uso consciente de recursos essenciais como água, energia elétrica, campanha para doação de sangue, de combate ao câncer de mama e câncer de próstata e, claro, a campanha de Natal.

RS – Destaque os maiores desafios do Demarest Advogados nesse setor.
CB 
– O desafio maior é dar o primeiro passo; começar! É importante conscientizar as pessoas que a responsabilidade social precisa ser feita de forma programada e estruturada e um bom plano de ações, com diferentes formas de colaboração é essencial para não perder a motivação e o foco.

RS – Qual o seu entendimento do termo ‘responsabilidade social’?
CB
 – Para nós do Demarest, responsabilidade social engloba atuar de forma socialmente responsável, colaborar para a melhoria da qualidade de vida, do resgate da autoestima e da valorização da vida e do ser humano, respeitar o próximo, os animais e o meio ambiente, e, sobretudo, constantemente, conscientizar e motivar as pessoas a “se doarem”.




Também nessa Edição nº: 172
Entrevista: Ater Cristófoli
Notícia: Ranking listará as melhores gestões socioambientais brasileiras
Notícia: Índice qualifica as 100 empresas mais sustentáveis do mundo
Notícia: DF terá Cadastro Ambiental Rural