Trabalho e cidadania

Esta edição do Responsabilidade Social.com traz uma entrevista com o Ilan Ryfer. O presidente do Instituto George Mark Klabin apresenta o balanço de duas décadas de trabalho da instituição especializada em qualificação profissional. Presente em São Paulo, Natal e no Rio de Janeiro, o instituto já capacitou 14 mil jovens, sendo que oito mil entraram no mercado de trabalho. Para 2014, a meta é expandir a atuação e duplicar o número de atendidos, passando de 1,5 mil para 3 mil alunos por ano.

Em artigos, Flávia Moraes, sócia-diretora da FCM Consultoria em Sustentabilidade e professora do curso Sustentabilidade e RSE da FGV, destaca que o voluntariado é um serviço comprometido com a sociedade e alicerçado na liberdade de escolha e alerta que este fato não deve tornar os programas de voluntariado em ações conduzidas pelas instituições e empresas de uma forma amadora e baseada apenas na “boa-vontade”.

A seção perfil aborda Joey Salceda. O filipino foi eleito presidente da UNGFC, entidade que controlará os prometidos US$ 100 bilhões anuais para ações de adaptação e mitigação climática. Salceda é economista e atual governador da província de Albay, além de ser uma voz tradicional dos países em desenvolvimento nas negociações climáticas da ONU.

Em notícias, o boletim apresenta um estudo que mostra que emissões de dióxido de carbono equivalente dos setores de energia e agropecuária aumentaram 41,5% e 23,8% entre 1995 e 2005, e 21,4% e 5,3% entre 2005 e 2010, respectivamente. Juntos, os dois setores representam 67% das emissões nacionais e são os grandes beneficiários da política tributária do governo. Confira.




Também nessa Edição nº: 167
Perfil: Joey Salceda
Entrevista: Ilan Ryfer (2013/10)
Artigo: Voluntariado é uma escolha
Notícia: Brasília inicia mobilização sobre descarte correto de resíduos sólidos
Notícia: Estudo rastreia a pegada de carbono da política tributária brasileira
Notícia: Empresas brasileiras têm segundo pior desempenho em ranking de transparência
Oferta de Trabalho: Procura-se (10/2013)