Pesquisas que vêm do verde

1154-phpGvpPYA

A edição 107 do Responsabilidade Social destaca na seção notícias, um evento que será realizado entres os dias 24 e 25 de novembro, em Brasília (DF). Trata-se de um congresso realizado pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti), que terá como proposta estimular o debate sobre o desenvolvimento sustentável entre as instituições de pesquisa de todo o país. Espera-se com isso, impulsionar a produção de tecnologias limpas, além de agregar valor ambiental aos protótipos que saem dos laboratórios brasileiros todos os anos.

Segundo a presidente da instituição Isa Assef, o objetivo é gerar subsídios sobre a configuração da demanda e da oferta de pesquisa, desenvolvimento e inovação em apoio ao esforço de reorientação dos modelos de sustentabilidade nas instituições científicas e tecnológicas.

O debate não poderia ser mais oportuno. A pauta ambiental ocupa cada vez mais posição de destaque na decisões dessas instituições. Exemplo é a Natura, líder nacional na produção e comercialização de cosméticos. A corporação alia desenvolvimento sustentável, sucesso econômico e igualdade social, com forte investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Somente no ano passado, a companhia investiu 2,6% da receita líquida total de R$ 4,24 bilhões em atividades de ciência e tecnologia, que somou R$ 110 milhões. Os centros de pesquisas da empresa desenvolvem, por exemplo, atividades que permitem a extração de insumos, sem derrubada de árvores, e a utilização de recursos renováveis, o que demonstra que as pesquisas vêm cada vez mais do verde. Os negócios e o Planeta agradecem.

Boa leitura.




Também nessa Edição nº: 107
Perfil: Marina Sophia
Entrevista: Gabriela Gazola
Artigo: Captação de recursos: uma construção de parcerias
Notícia: O que deu na mídia (edição 107)
Notícia: Madeira legal (2010/11)
Notícia: Sem desperdício
Notícia: Brasília sedia encontro sobre desenvolvimento sustentável
Oferta de Trabalho: Procura-se (11/2010)