Metas para o clima e gestão social

A edição 85 do Responsabilidade Social.com traz entrevista exclusiva com Paulo Branco, um dos sócios-fundadores da Ekobé, empresa de consultoria em sustentabilidade e responsabilidade corporativa. O executivo fala sobre os principais aspectos para implantação de gestões responsáveis e desmistifica a ideia de que “fazer com ética custa mais caro”. Ele também fala sobre a urgência de se encontrar alternativas para a lógica centrada no crescimento.

A seção Notícia, mostra os resultados da pesquisa inédita realizada pela Market Analysis, instituto de pesquisas e de opinião pública, que há mais de dez anos trabalha principalmente para os países da América Latina. Segundo o estudo, para a maioria dos acionistas da atualidade, há menos riscos em investir em empresas sustentáveis do que em companhias omissas à suas obrigações socioambientais.

Também aborda as novidades da 21 edição do projeto “Papai Noel dos Correios”, da unidade de Minas Gerais. Neste ano, a campanha natalina terá como pilar a educação e beneficiará somente crianças que cursam até a última série da 1ª etapa do Ensino Fundamental (ou seja, até a 4ª série ou 5º ano) de instituições de ensino públicas, além de creches e abrigos.

Traz também os resultados do Projeto Escola Verde Vida, desenvolvido pela Associação Família Cidadã, do Distrito Federal, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. A iniciativa envolveu estudantes de sete escolas durante o ano com o intuito de estimular a coleta seletiva e debater sobre questões ambientais na sala de aula.

Já a seção Perfil, destaca a história de conquistas da cadeirante Tatiana Rolim. Vítima de acidente em 1995, aos 17 anos, ela não abandonou os sonhos e batalhou por vitórias. Sobre rodas, ela se formou em Psicologia, voltou a desfilar, tornou-se especialista em reabilitação e lançou uma obra autobiográfica, que já está na segunda edição.

Em Artigos, o engenheiro florestal, mestre em Ciências Florestais e Coordenador de Conservação da Biodiversidade da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, André Rocha Ferretti, trata sobre os principais assuntos que devem ser discutidos na COP 15, que acontecerá de 7 a 18 de dezembro de 2009, em Copenhagen, na Dinamarca.

Boa Leitura!