Meio ambiente hoje e sempre

640-phpiTHpL9

Desde o início da revista, em 2003, o site Responsabilidade Social.com sempre enfocou com destaque ações cidadãs realizadas em todo o país em prol do meio ambiente. Acreditamos firmemente que responsabilidade social pode ir além da postura empresarial. É uma atitude diante da vida que extrapola instituições ou conceitos e pode ser tomada pelo governo, por ONGs, por empresas ou por dois vizinhos que se uniram para pintar a escola do bairro.


Nesse sentido, nosso compromisso está em disseminar a exemplaridade – aquilo que pode e deve ser copiado para o bem de cada um e da sociedade – hoje e sempre. A edição 55 traz, portanto, dois excelentes cases que servem de norte para todo e qualquer cidadão que quer contribuir para o meio ambiente. Uma das cinco vencedoras do prêmio Mabe de 2008, Maria Doralice Maciel Gil implantou em Vacaria, Rio Grande do Sul, um projeto social capaz de mobilizar a comunidade em prol do meio ambiente e ainda gerar emprego e renda. Já em Brasília, os papéis que eram jogados fora na universidade Upis ganharam um destino ambientalmente correto e, de quebra, têm gerado renda para uma comunidade de baixa renda da capital do país.


A enquete da edição passada permanecerá pelos próximos 15 dias dado o alto interesse dos leitores no tema: troca de ministros na cadeira do Meio Ambiente. Minc veio para fazer o que Marina Silva não conseguiu, ou a ex-ministra deixará saudades? Até o momento, quase 70% dos internautas vêem a saída de Marina como “Triste, pois mostra que ela não conseguiu encontrar espaço e apoio para executar seus projetos”. Se você ainda não votou, participe!


Também trazemos perguntas instigantes ao autor de uma obra lançada recentemente no Brasil, que se lançou na ambiciosa empreitada de apontar quais são os verdadeiros problemas do país e suas soluções. O livro “Carregando o Elefante”, de Alexandre Ostrowiecki, discute de forma extremamente clara os dilemas e traz para cada assunto tratado, soluções concretas e possíveis, ainda que bastante incomuns em alguns casos.


Apresentamos, ainda, a história de duas psicólogas que colocaram em prática o “Programa de Acompanhamento Pré e Pós-Adoção”, criado a partir de pesquisas realizadas por elas na Universidade de São Paulo, que visa facilitar todo o procedimento de adoção no país. Além disso, trazemos pesquisa que revela: 30% das 500 maiores empresas que atuam no Brasil expõem código de ética em seu site nacional para consumidores e funcionários. A constatação está num estudo inédito no país, realizado pelo Instituto Ética nos Negócios, com objetivo de servir de exemplo para que um número maior de empresários adote esse instrumento. Por fim, Andrea Goldschmidt explica a importância do Balanço Social Corporativo e os detalhes de sua implementação.


Forte abraço!