Maus presságios

A partir do início do próximo ano, nenhum país do mundo estará obrigado a cumprir metas de emissão de gases causadores do efeito estufa. Trata-se do fim dos compromissos assumidos no Protocolo de Kioto, assinado há 15 anos. Representantes de quase 200 países estão reunidos em Doha, no Qatar, para a 18ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas (COP-18), mas não deverão chegar a um acordo para uma possível prorrogação do acordo, estimam analistas.

A expectativa é de que eles só levem à frente as conversas em torno de um novo pacto a ser fechado em 2015, mas cujas obrigações só entrariam em vigor a partir de 2020 ou, quiçá, em 2030. A causa do impasse é velha conhecida: os países desenvolvidos querem que as nações emergentes como Brasil, China e Índia também assumam compromissos para suas emissões, o que não aconteceu em Kioto.

A edição 147 do Responsabilidade Social.com traz uma reflexão sobre a temática na seção notícias. Em entrevista exclusiva, os engenheiros agrônomos Marina Piatto e Alessandro Rodrigues revelam como está o mercado de carne certificada no país. A seção perfil destaca o trabalho da pedagoga Cybele Amado de Oliveira, que há seis anos fundou o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, em Palmeira (BA). A instituição promove a formação continuada de educadores, a fim de garantir a alfabetização plena de alunos da rede pública.

O boletim também traz matéria sobre o movimento Chega de Acidentes!, liderado por entidades com um histórico de lutas em prol da segurança viária no país e sobre o HomeCarbon, uma ferramenta capaz de medir a consciência ambiental de internautas. Por fim em artigos, Daniel Domeneghetti, sócio-fundador da E-Consulting Corp afirma que a sustentabilidade é uma inovação necessária.

Boa leitura!




Também nessa Edição nº: 147
Perfil: Cybele Amado de Oliveira
Entrevista: Marina Piatto e Alessandro Rodrigues
Artigo: Sustentabilidade: inovação necessária
Notícia: Mobilização busca reduzir o número de vítimas fatais no trânsito
Notícia: Site estima pegada ecológica de internautas
Notícia: COP-18: Como salvar o clima na terra do petróleo?
Oferta de Trabalho: Procura-se (11/2012)