Assunto: Terceiro setor

Noticias:

Senado vota marco legal de ONGs

O texto define regras mais rígidas para parcerias numa tentativa de combater desvios em contratos com a administração pública.

Curso prepara auditores especializados na ISO 26.000

Uma equipe multidisciplinar participa, desde o final de julho, de um treinamento para acompanhar o processo de certificação das organizações no quesito responsabilidade socioambiental. As aulas ocorrem na Faculdade Municipal Franco Motoro, em Mogi Guaçu, em São Paulo, e são uma iniciativa do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Social Sustentável.

Empreendedorismo social

ONG de Santa Catarina lança site para venda de produtos fabricados por presos do Estado

Editorial:

Há um padrão ideal para avaliar o impacto social no terceiro setor?

A avaliação de impacto de projetos sociais é tradicionalmente associada aos métodos experimentais, para se estimar os “efeitos líquidos” do projeto na vida dos seus participantes. Por meio de modelos estatísticos, é feita a comparação da evolução dos resultados entre o grupo dos participantes (grupo do experimento) e o grupo.

Terceiro setor em números (2012/12)

A edição 148 do boletim do Responsabilidade Social.com traz um amplo estudo divulgado no último dia 5 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o terceiro setor. O levantamento mostra que, em 2010, o país contava com 290,7 mil instituições sociais, um crescimento de 8,8% quando comparado à.

Sustentabilidade como norte

A edição 143 do Responsabilidade Social.com traz uma entrevista com Rebecca Raposo, presidente do Centro de Estratégias para Organizações Sociais. Ela faz uma avaliação do terceiro setor no Brasil. Raposo também aponta quais são os principais desafios para organizações sociais brasileiras e elenca ações prioritárias para fortalecer essas instituições. Ela.

Inclusão e mercado de trabalho

A edição 142 do Responsabilidade Social.com traz uma entrevista com a gestora da Associação Pestalozzi de Osasco, Márcia Soléra. Ela apresenta um balanço da atuação da instituição, que trabalha em prol da inserção de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho. Soléra também aponta quais são os principais avanços.

Legislação e meio ambiente

A edição 141 do Responsabilidade Social.com tem como foco legislação e meio ambiente. A seção entrevista, por exemplo, traz uma matéria com Renato Dolabella. O advogado especialista em terceiro setor destaca os principais avanços da Lei de Acesso a Informações, em vigor desde maio. Ele também mostra as implicações da.

Gentileza gera gentileza

A edição 135 do Responsabilidade Social.com traz uma matéria sobre a ação do movimento mundial a “Corrente do Bem”, que lançará neste ano um novo modelo de articulação social online. Trata-se de um mapa colaborativo voltado a registrar todas as ações desenvolvidas ao longo do ano. A proposta é gerar.

Novo marco legal para o terceiro setor

A edição 130 do Responsabilidade Social.com traz uma entrevista exclusiva com Paula Storto, advogada especializada no atendimento a entidades sem fins lucrativos e integrante do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (Neats) da PUC-SP. Ela avalia o novo marco legal instituído no início deste mês para o terceiro setor..

Ideias para reaproveitar

A última edição de 2010 do boletim Responsabilidade Social mostra como iniciativas inovadoras podem contribuir para preservar o meio ambiente a partir do reaproveitamento de produtos descartados. No Rio de Janeiro, por exemplo, o carioca, Alfredo Borret, tem apostado na produção de peças artesanais a partir de tampas de garrafas.

Parcerias e responsabilidade social

A edição de número 100 do Responsabilidade Social.com, traz uma entrevista exclusiva com Renata Couto, que assumiu neste mês a área de relações institucionais da Fundação do Câncer. Sua prioridade será aproximar a entidade dos parceiros e estimular a mobilização da sociedade para a prevenção e o controle da doença..

Censo do terceiro setor

A edição 96 do Responsabilidade Social.com, traz entrevista exclusiva  com o gerente da Área de Conhecimento do Gife, Andre Degenszajn. Ele destaca os principais números da última edição do censo sobre investimento social privado no Brasil. Os dados apontam que neste ano, o setor deve crescer 6% e com isso.

Entrevista:

Ilan Ryfer (2013/10)

O presidente do Instituto George Mark Klabin (IGMK), Ilan Ryfer, apresenta na entrevista exclusiva o balanço de duas décadas de trabalho da instituição especializada em qualificação profissional. Presente em São Paulo, Natal e no Rio de Janeiro, o instituto já capacitou 14 mil jovens, sendo que oito mil entraram no.

Ilan Ryfer (2013/08)

O Brasil se encontra no melhor momento para quem busca emprego, mas essa melhora no mercado de trabalho não teve impacto significativo na qualificação dos profissionais. A avaliação é de Ilan Ryfer, presidente do Instituto GMK, que desenvolve, há duas décadas, atividades voltadas para qualificação profissional de jovens de menor.

Solange Bottaro (2013/07)

Solange Bottaro, vice-presidente da instituição social Ramacrisna, foi eleita vice-presidente da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig). A instituição trabalha em prol dos direitos do Terceiro Setor e promove o trabalho de articulação junto ao poder público e privado. Em entrevista exclusiva ao Responsabilidade Social.com, ela.

Miguel Chaves

O sócio da empresa de consultoria Caos Focado, Miguel Chaves, faz uma análise do cenário brasileiro em inovação social. Na opinião dele, o entendimento sobre esse conceito ainda é frágil no País e muitos acreditam que trabalhar nesse setor requer apenas caridade e não analisam a área como um potencial.

Solange Bottaro (2013/02)

A vice-presidente da Ramacrisna, Solange Bottaro, apresenta um balanço da instituição social que completa 54 anos este mês. Instalada em Betim, Minas Gerais, a entidade tem como missão transformar vidas por meio de soluções em educação e profissionalização e beneficiou mais de sete mil pessoas diretamente somente no ano passado..

Renato Dolabella (2012/12)

O advogado especialista em terceiro setor, Renato Dolabella, faz uma avaliação da Lei 12.101/09, mais conhecida como a “Lei da Filantropia”, que completou três anos no último dia 27. De acordo com ele, a medida trouxe morosidade para a tramitação de processos na área e pouco contribui para o avanço.

Fernando Alves

A Rede Cidadã completa, em 2012, dez anos de atuação e soma mais de 21 mil jovens beneficiados. Instalada na capital mineira, a instituição tem como proposta criar um ambiente propício para que as ações dos três setores da economia sejam complementares, tendo como diretriz a capacitação, inserção e o.

Rebecca Raposo

A presidente do Centro de Estratégias para Organizações Sociais (Ceos), Rebecca Raposo, faz uma avaliação do terceiro setor no Brasil. Na entrevista exclusiva para o Responsabilidade Social.com, ela aponta quais são os principais desafios para organizações sociais brasileiras e ações prioritárias para fortalecer essas instituições. Rebecca Raposo também faz uma.

Renato Dolabella (2012/08)

Está em vigor desde maio deste ano a Lei de Acesso a Informações (Lei 15.527/2011). O texto legal visa garantir a todos os cidadãos o acesso às informações relacionadas à gestão de verbas públicas. O instrumento também alcança organizações do terceiro setor, visto que, embora não façam parte da Administração.

Dagmar Garroux

Há quase duas décadas, a psicopedagoga Dagmar Garroux, mais conhecida como “Tia Dag” realiza numa das regiões mais violentas de São Paulo atividades culturais e educacionais, além de capacitação profissional. O público-alvo é formado por crianças a partir dos seis anos e jovens carinhosamente chamados por ela por “Zezinhos”. O.

Perfil:

Cláudio Stucchi

O advogado e consultor especialista em Direito do Terceiro Setor, Cláudio Stuchhi, está à frente do projeto Prevenir, uma plataforma eletrônica criada para oferecer consultoria especializada para organizações sociais. A iniciativa aposta na agilidade da internet para realizar o trabalho e a proposta é auxiliar as instituições a fortalecer.

Roberto Kikawa

O médico responsável por projeto que beneficiou mais de 24 mil pessoas conquista o Prêmio Empreendedor Social