Assunto: Responsabilidade Social Empresarial

O conceito de Responsabilidade Social Empresarial tende a envolver um espectro mais amplo de beneficiários (stakeholders), envolvendo aí a qualidade de vida e bem estar do público interno da empresa, mas também a redução de impactos negativos de sua atividade na comunidade e meio ambiente. Na maioria das vezes tais ações são acompanhadas pela adoção de uma mudança comportamental e de gestão que envolve maior transparência, ética e valores na relação com seus parceiros.

Noticias:

Consciência na hora da compra

Estudo mostra que o consumidor brasileiro está mais exigente sobre as práticas sustentáveis das empresas

Editorial:

Morte ou Vida?

O artista paulistano Eduardo Srur, reconhecido por trabalhos que chamam a atenção para questões ambientais assina a exposição Aquário Morto. A instalação foi dividida ao meio deixando todas as espécies marinhas de um lado e, do outro, resíduos retirados do mar. Cabe a cada um escolher o que quer para o seu futuro: morte ou vida.

Desenvolvimento sustentável em debate

A edição 168 do Responsabilidade Social.com destaca a realização da COP-19, que segue até o dia 22 de novembro, em Varsóvia, na Polônia, com uma chamada para alcançar um novo acordo que diminua a emissão de gases de efeito estufa no meio ambiente. A secretária-executiva da Convenção-Quadro da ONU sobre.

Minas sustentável

A edição 91 do Responsabilidade Social.com mostra iniciativas socioresponsáveis implementadas em Minas Gerais. Na seção entrevista, falamos como Solange Bottaro, a nova diretora de Alianças e Parcerias da Fundamig. Ela atuará no biênio 2010/2011 e prevê muito trabalho à frente da instituição, que trabalha para promover o fortalecimento e o.

Entrevista:

Fernando Alves

A proposta da Rede Cidadã surge exatamente inspirada no movimento de Responsabilidade Social Empresarial

Flávia Queiroz

A gerente executiva da Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees, fala sobre pesquisa recente da empresa sobre responsabilidade social empresarial. Mais da metade dos entrevistados afirmaram que procuram saber quais são os programas de responsabilidade ambiental das companhias que eles pretendem atuar.

Armindo Teodósio

O professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Pontifícia (PPGA) Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, mais conhecido como Téo, faz uma consistente avaliação sobre o movimento de responsabilidade social empresarial brasileiro. O pesquisador traça em entrevista exclusiva ao Responsabilidade.

Solange Bottaro (2013/07)

Solange Bottaro, vice-presidente da instituição social Ramacrisna, foi eleita vice-presidente da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig). A instituição trabalha em prol dos direitos do Terceiro Setor e promove o trabalho de articulação junto ao poder público e privado. Em entrevista exclusiva ao Responsabilidade Social.com, ela.

Fernando Alves

A Rede Cidadã completa, em 2012, dez anos de atuação e soma mais de 21 mil jovens beneficiados. Instalada na capital mineira, a instituição tem como proposta criar um ambiente propício para que as ações dos três setores da economia sejam complementares, tendo como diretriz a capacitação, inserção e o.

Sebastião Luiz de Mello

O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Sebastião Luiz de Mello, afirma na entrevista exclusiva ao Responsabilidade Social.com que o principal desafio para as empresas na área de responsabilidade socioambiental ainda é cultural. De acordo com ele, “não basta impor um novo procedimento para o funcionário: é preciso fazer.

Ivânia Palmeira

A coordenadora de gestão social da Basf, Ivânia Palmeira, mostra como o setor químico incorporou critérios socioambientais no dia a dia dos negócios. Na avaliação dela, a importância dessa ciência é cada vez maior para o meio ambiente e encontrar soluções para o paradigma entre a necessidade de consumo dos.

Diana Hay

Chegou ao Brasil um sistema exclusivo voltado para instituições interessadas em elaborar relatórios de sustentabilidade. Trata-se do Credit360, parceiro tecnológico da Global Reporting Initiative (GRI). A ferramenta disponibiliza um índice de indicadores de desempenho sustentável baseado nas diretrizes da GRI, a partir da combinação de critérios como meio ambiente, direitos.

Alexandra Pereira Klen

A diretora de Inovação e Marketing da Axia Value Chain, Alexandra Pereira Klen, fala sobre o programa de responsabilidade social da corporação, especializada em gestão empresarial. A instituição trabalha em diferentes segmentos de negócio, como siderurgia, farmacêutico, cosméticos, aeronáutico, automotivo, papel e celulose e já desenvolveu projetos para empresas como.

Andre Degenszajn (2010/05)

Em entrevista exclusiva concedida para o Responsabilidade Social.com, o gerente da Área de Conhecimento do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife), Andre Degenszajn, fala sobre a quinta edição do censo da entidade, que traz os dados do último biênio (2007 – 2009) e a projeção para 2010 do setor..

Artigo:

Cidadania empresarial: um caminho sem volta

A “Responsabilidade Social Empresarial” é mais uma demanda das instituições que buscam sobreviver, crescer e perpetuar-se em um mercado globalizado. A responsabilidade social empresarial é apontada como um fenômeno que está obrigando as empresas a repensar seu papel e a forma de conduzir seus negócios; ela não se resume ao…