Assunto: Desenvolvimento Sustentável

A ideia de desenvolvimento sustentável está comumente associada ao principio de progresso econômico com respeito ao meio ambiente. A expressão surgiu pela primeira vez em 1987 após a publicação do relatório da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, o chamado Relatório Brundtland, em homenagem à primeira-ministra da Noruega de então, Gro Harlem Brundtland.

O relatório, também conhecido como “Nosso Futuro Comum”, marcaria um novo paradigma para ambientalistas e já definia desenvolvimento sustentável como: “O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais”.

A expressão está também muito associada à ideia de “pegada ecológica” (do inglês “ecological footprint”), a qual associa a quantidade de terra e água necessária para sustentar as gerações atuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos, gastos por uma determinada população.

Noticias:

Imposto de Renda devido pode ser doado para projetos sociais e culturais

A instituição financeira cooperativa capta recursos, via Lei Rouanet e Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMCDA), para ampliar os investimentos em projetos que promovem a cultura e o desenvolvimento sustentável.

Países de língua portuguesa fortalecem cooperação para o desenvolvimento sustentável

Ministros de Meio Ambiente da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) firmaram um acordo que estabelece metas ambientais compartilhadas. A Declaração de Maputo traz metas para o desenvolvimento sustentável e define pontos comuns em relação aos acordos internacionais, especialmente em relação às convenções do Rio: desertificação, biodiversidade e clima.

Editorial:

Ano novo, atitudes novas

Essa primeira edição do ano trás as ações corporativas do Grupo Arcor implementadas no Brasil, na Argentina e no Chile. Em comemoração aos seus dez anos de atividades, os programas e projetos pregam a missão institucional de contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades.

Esforço reconhecido

O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) divulgado em Yokohama, no Japão, no final de março, considerou que o Brasil se tornou um dos países mais preparados no combate aos avanços e impactos do aquecimento global.

Educação e sustentabilidade

A edição 175 do boletim do Responsabilidade Social traz uma entrevista com Maria Helena Godoy. Ela é coordenadora técnica dos projetos Fundação de Desenvolvimento Gerencial. A instituição é uma das finalistas da primeira edição do Prêmio ODM de Minas Gerais e também da quinta edição da premiação nacional.

Desenvolvimento sustentável em debate

A edição 168 do Responsabilidade Social.com destaca a realização da COP-19, que segue até o dia 22 de novembro, em Varsóvia, na Polônia, com uma chamada para alcançar um novo acordo que diminua a emissão de gases de efeito estufa no meio ambiente. A secretária-executiva da Convenção-Quadro da ONU sobre.

Negócios sustentáveis pela ótica da integridade

A corrupção costuma ser associada ao setor público, mas pesquisa da ICTS deixa claro que as empresas também convivem diariamente com o problema. O jornal Valor Econômico publicou no dia 10 de junho, matéria a respeito de uma pesquisa que nos deixa bastante preocupados com a possibilidade ou não de.

Finanças e responsabilidade

A edição 164 do Responsabilidade Social traz uma entrevista com a renomada economista futurista e iconoclasta inglesa, radicada nos Estados Unidos, Hazel Henderson. Ela aponta que a quebra do paradigma econômico-financista, ocorrida nos últimos cinco anos, acelerou a transição da economia global sustentável. Aos 80 anos, ela continua sendo uma.

Ficou para o futuro…

Sob fortes críticas da comunidade científica, de movimentos sociais e de ambientalistas, 193 líderes globais aprovaram o texto base da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, no dia 22 de junho. O documento “O Futuro Que Queremos”, jogou para os anos 2014 e 2015 definições sobre financiamento.

Consciência ambiental mais limpa

A edição 126 do Responsabilidade Social.com traz uma entrevista com Herman Daly, o guru da economia ecológica e pensador na área do desenvolvimento sustentável. Ele destaca que não é possível haver crescimento econômico mantendo a sustentabilidade ecológica. Na opinião do especialista de 93 anos é possível imaginar um um.

Como medir a sustentabilidade?

A edição 115 do Responsabilidade Social.com traz uma entrevista com Diana Hay, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Credit360 no Brasil. Ela apresenta o sistema exclusivo voltado para instituições interessadas em elaborar relatórios de sustentabilidade. A instituição é parceira da Global Reporting Initiative e a ferramenta disponibiliza um índice de.

Nova rodada em prol do clima

Teve início no final de novembro, em Cancun, no México, a COP-16, que se propõe a lançar metas e estabelecer medidas para a superação das mudanças climáticas. Para muitos especialistas, a reunião terá o mesmo desfecho da reunião realizada no final do ano passado na Dinamarca: sem resultados concretos. Mas.

Entrevista:

Eduardo Odebrecht de Queiroz

Vice-Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht conta quais são as principais metas e desafios da Fundação.

Flávia Queiroz

A gerente executiva da Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees, fala sobre pesquisa recente da empresa sobre responsabilidade social empresarial. Mais da metade dos entrevistados afirmaram que procuram saber quais são os programas de responsabilidade ambiental das companhias que eles pretendem atuar.

Roberta Valença

A Arator Sustentabilidade registrou no último ano um crescimento de 10% na busca por planejamento estratégico em gestão sustentável. O dado foi apresentado por Roberta Valença, diretora de Relacionamento da consultoria especializada no tema em entrevista exclusiva ao site Responsabilidade Social.com. Segundo ela, o desempenho se deu comumente pelo “compliance”, ou seja, as obrigações legais que por vezes são exigidas pela própria lei ou pela cadeia onde a empresa está inserida.

Rodrigo Villar

O pesquisador do Centro de Investigação e Estudos sobre a Sociedade Civil, no México, Rodrigo Villar, fala sobre as novas tendências colocadas ao Investimento Social Privado (ISP).

Glender Alvarenga

Captação da água da chuva para o aproveitamento na irrigação, iluminação natural que proporciona a economia de energia elétrica e a geração de energia renovável com a utilização de aquecedores solares.

Enrique Leff

O economista mexicano Enrique Leff acredita que as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) poderão ser alcançadas até o prazo estabelecido de 2015. No entanto, Leff, que é referência mundial nos campos da economia ambiental e da ecologia política, avalia que muitos acordos globais sobre meio ambiente seguem uma lógica genérica e mercantilista. Para ele, a sustentabilidade não pode ser limitada à construção de metas dentro de uma contabilidade econômica. A agenda global de desenvolvimento pós-2015 começou a ser discutida em setembro, quando teve início a 68ª Sessão da Assembleia Geral da ONU. Acompanhe a entrevista.

Marcos Rossa

Marcos Rossa, gerente de Sustentabilidade e Segurança do Trabalho do Grupo Libra, um dos maiores operadores portuários e de logística de comércio exterior do país, detalha o Relatório Anual e de Sustentabilidade referente ao exercício de 2012. A instituição foi a primeira empresa do setor portuário a reunir os seus.

Armindo Teodósio

O professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Pontifícia (PPGA) Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, mais conhecido como Téo, faz uma consistente avaliação sobre o movimento de responsabilidade social empresarial brasileiro. O pesquisador traça em entrevista exclusiva ao Responsabilidade.

Paulo César Arns e Madalena Cabral de Oliveira

O Projeto
Ortópolis Barroso, realizado na comunidade de Barroso, no interior de Minas
Gerais, completou, no dia 19 de setembro, dez anos de atuação. A iniciativa,
apoiada pela Holcim Brasil e pelo Instituto Holcim, tem como escopo identificar
as principais áreas de oportunidades da cidade e definir objetivos e metas.

Daniela da Silva

A gerente de programa no Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (Unops), Daniela da Silva, fala sobre formas de incentivar as empresas que investem na sustentabilidade e oportunidades para o Brasil nesse campo. Ela se formou na Copenhagen Business School e atua em projetos internacionais em cenários os.

Perfil:

Joey Salceda

O encontro em Paris das Nações Unidas para discutir o futuro do Fundo Climático Verde (GCF), realizado neste mês, terminou na última semana com a eleição do filipino Joey Salceda para a presidência da UNGFC, entidade que controlará os prometidos US$ 100 bilhões anuais para ações de adaptação e mitigação.

Bertha Becker

O Brasil perdeu, nesse mês, um ícone na luta pela defesa da Amazônia. No último dia 11, a geógrafa Bertha Becker faleceu no Rio de Janeiro, aos 82 anos. Desde a década de 1960, ela estudava a expansão da fronteira agropecuária na região. Suas pesquisas contribuíram de forma precisa para.

Marina Silva (2012/09)

A ambientalista brasileira e ex-senadora Marina Silva foi indicada para Membro Honorário da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN) por sua contribuição inspiradora para a conservação da natureza. A nomeação foi anunciada no dia 11 de setembro, em Jeju, Coreia, durante solenidade no Congresso Mundial de Conservação. O evento.

Maurice Strong

“Devemos ter cautela. Não há muito a comemorar e celebrar. Estou muito preocupado com o futuro da civilização… Há enormes lacunas para a implementação do que foi acordado na ECO-92. O hiato entre ricos e pobres também cresceu nos países desenvolvidos e não se materializaram as negociações em favor dos.

Marina Silva (2011/05)

A ex-senadora e candidata à Presidência da República, Marina Silva (PV/AC), recebeu o Grand Prix do GreenBest. Ela foi indicada “personalidade do ano” na primeira edição do concurso voltado para iniciativas e os melhores produtos e projetos de consumo sustentáveis. Realizada pela empresa Greenvana, a iniciativa é pioneira no país.

Jacques Marcovitch

O professor e ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), Jacques Marcovitch, lança na próxima segunda-feira (14), em Manaus (AM), o livro “A Gestão da Amazônia”. Na obra, editada pela Edusp, o autor evidencia o contraste entre a exuberante biodiversidade dessa região e a gravidade de suas condições socioecônomicas.Direcionado para jovens.

João Ricardo Magalhães Gonçalves

O arquiteto e urbanista de Minas Gerais, João Ricardo Magalhães Gonçalves, conquistou no final de 2010 o Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, na categoria “Humanidade”. Trata-se de um dos concursos mais importantes do país no segmento e é voltado para empresas e profissionais que atuam com o tema.A inovação criada.

Guilherme Leal

Fundador da Natura e vice na chapa da pré-candidata à Presidência, Marina Silva (PV), Leal é visto como um empreendedor verde na política