Assunto: Democracia

Democracia é um regime político em que todos os indivíduos participam, de forma igualitária e por meio do sufrágio universal, das decisões políticas de seu país ou comunidade.

De origem grega (demos = povo), a democracia se contrapõe a outros regimes políticos de viés autoritário ou excludentes. Um regime democrático pode ser direto, quando os cidadãos decidem diretamente pelo voto questões relacionadas ao seu dia a dia, ou representativa quando os cidadãos elegem representantes constituídos responsáveis pela promulgação das leis. Hoje ainda é possível mecanismos que permitam consultas populares, como referendos ou plebiscitos.

Ficou célebre a frase atribuída a Winston Churchill, ex-primeiro ministro da Inglaterra, ao definir a beleza do regime democrático, ainda que permeável a vícios próprios dos mecanismos de participação política: “A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas”.

Noticias:

Apoio à educação de qualidade

Instituto Arcor soma quase uma década de atuação em defesa da educação como caminho para promover a igualdade de oportunidades

Lições de Copenhagem

A COP15 era para ser como a Primeira Guerra Mundial, a guerra para acabar com todas as guerras e que acabou gerando um dos massacres mais traumatizantes da história da humanidade. Aqui, a idéia era fechar um acordo que pudesse contribuir com a atual tendência de alteração do clima decorrente.

Editorial:

Sustentabilidade como meta

O Consórcio Nacional Embracon deu início ao projeto Abrace uma Vida, que ofertará apoio financeiro para projetos autosustentáveis. A iniciativa beneficiará duas instituições que atendem juntas mais de 350 crianças de baixa renda do Ceará e do Paraná, num aporte de R$ 40 mil. A gerente de Pessoas e Resultados.

Cidadocracia

Democracia só se garante com participação política efetiva No recém-lançado livro “A classe média brasileira: ambições, valores e projetos de sociedade”, os cientistas políticos Amaury de Souza e Bolívar Lamounier traçam um perfil desse grande contingente de brasileiros que passou a integrar a classe C do país. Trata-se de 26,9.

Entrevista:

Rodrigo Villar

O pesquisador do Centro de Investigação e Estudos sobre a Sociedade Civil, no México, Rodrigo Villar, fala sobre as novas tendências colocadas ao Investimento Social Privado (ISP).

Enrique Leff

O economista mexicano Enrique Leff acredita que as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) poderão ser alcançadas até o prazo estabelecido de 2015. No entanto, Leff, que é referência mundial nos campos da economia ambiental e da ecologia política, avalia que muitos acordos globais sobre meio ambiente seguem uma lógica genérica e mercantilista. Para ele, a sustentabilidade não pode ser limitada à construção de metas dentro de uma contabilidade econômica. A agenda global de desenvolvimento pós-2015 começou a ser discutida em setembro, quando teve início a 68ª Sessão da Assembleia Geral da ONU. Acompanhe a entrevista.

Armindo Teodósio

O professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Pontifícia (PPGA) Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, mais conhecido como Téo, faz uma consistente avaliação sobre o movimento de responsabilidade social empresarial brasileiro. O pesquisador traça em entrevista exclusiva ao Responsabilidade.

Hazel Henderson

A renomada economista futurista e iconoclasta inglesa, radicada nos Estados Unidos, Hazel Henderson, destaca na entrevista que a quebra do paradigma econômico-financista, ocorrida nos últimos cinco anos, acelerou a transição da economia global sustentável. Aos 80 anos, ela continua sendo uma defensora incansável da sustentabilidade como solução para os impasses.

Mario Benevides

Foi lançado no início desse mês o livro “Nós e a Sustentabilidade”. Organizado pelo engenheiro eletricista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mario Benevides, e pela engenheira florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Silvia Valdez, a publicação debate caminhos para aliar empreendedorismo e conservação dos.

Fernando Alves

A Rede Cidadã completa, em 2012, dez anos de atuação e soma mais de 21 mil jovens beneficiados. Instalada na capital mineira, a instituição tem como proposta criar um ambiente propício para que as ações dos três setores da economia sejam complementares, tendo como diretriz a capacitação, inserção e o.

Paula Storto

A advogada, Paula Storto, especializada no atendimento a entidades sem fins lucrativos e integrante do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (Neats) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), avalia o novo marco legal instituído no início deste mês para o terceiro setor. Por meio da Portaria Interministerial.

Marco Antonio Rossi

Será realizado de 24 a 27 deste mês, em São Paulo, o Congresso Mega Brasil de Comunicação. O evento debaterá “o Brasil sustentável e as novas fronteiras digitais e sociais da Comunicação Corporativa”. A proposta é contemplar as crescentes iniciativas no campo da sustentabilidade, associando-as à revolução digital e tecnológica.

Perfil:

Grupo Arcor

A Arcor, no Brasil, é a majoritária da joint venture entre Arcor e a francesa Danone no setor de biscoitos, dando origem à maior empresa de biscoitos da América do Sul.

Fernando Henrique Cardoso

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso receberá no dia 10 de julho o Prêmio John W. Kluge. A distinção, que inclui o montante de US$ 1 milhão, será entregue em Washington pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. A iniciativa reconhece acadêmicos das áreas de ciências humanas e sociais,.

Vladimir Herzog (2011/12)

O Instituto Vladimir Herzog recebeu, no último dia 9, o Prêmio de Direitos Humanos, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A instituição foi vencedora na categoria “verdade e memória” na 17ª edição da iniciativa, considerada a maior condecoração do governo brasileiro a pessoas e entidades que.