Assunto: Corrupção

Noticias:

Empresas brasileiras têm segundo pior desempenho em ranking de transparência

Embora o 14º Congresso Internacional de Governança Corporativa, realizado recentemente em São Paulo, tenha apontado que a transparência é o fator chave para a boa governança dos negócios e do país, o Brasil está distante dos melhores resultados no ranking e transparência corporativa elaborado pela organização não governamental Transparência Internacional,.

Editorial:

Conquista do povo brasileiro

Entrou em vigor, no dia 29 de janeiro, a Lei Nº 12.846/2013, mais conhecida como Lei Anticorrupção. A norma prevê que empresas e pessoas jurídicas respondam civil e administrativamente quando seus empregados ou representantes forem acusados de envolvimento com a corrupção de agentes públicos, de fraude em licitações ou de dificultar investigações.

Negócios sustentáveis pela ótica da integridade

A corrupção costuma ser associada ao setor público, mas pesquisa da ICTS deixa claro que as empresas também convivem diariamente com o problema. O jornal Valor Econômico publicou no dia 10 de junho, matéria a respeito de uma pesquisa que nos deixa bastante preocupados com a possibilidade ou não de.

Valeu a pena?

Muitos brasileiros podem se perguntar se no curto prazo a onda de manifestações, que mobilizaram cidades de todos os cantos do País no último mês, teve resultados concretos. Ainda é cedo, naturalmente, para avaliar o impacto, mas uma coisa é certa: o Congresso Nacional nunca trabalhou tanto.No período entre todo.

Entrevista:

Roberta Valença

A Arator Sustentabilidade registrou no último ano um crescimento de 10% na busca por planejamento estratégico em gestão sustentável. O dado foi apresentado por Roberta Valença, diretora de Relacionamento da consultoria especializada no tema em entrevista exclusiva ao site Responsabilidade Social.com. Segundo ela, o desempenho se deu comumente pelo “compliance”, ou seja, as obrigações legais que por vezes são exigidas pela própria lei ou pela cadeia onde a empresa está inserida.

Ater Cristófoli

O presidente do Observatório Social do Brasil, Ater Cristófoli, fala sobre a rede de ONGs que apostam na prevenção para combater a corrupção. Atualmente, mais de 70 cidades de 14 Estados do País contam com unidades, que primam pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço. O objetivo é agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. Com base nas irregularidades detectadas, a rede calcula ter conseguido em 2013 uma economia total de R$ 305 milhões para os cofres públicos.

Armindo Teodósio

O professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Pontifícia (PPGA) Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, mais conhecido como Téo, faz uma consistente avaliação sobre o movimento de responsabilidade social empresarial brasileiro. O pesquisador traça em entrevista exclusiva ao Responsabilidade.

Hazel Henderson

A renomada economista futurista e iconoclasta inglesa, radicada nos Estados Unidos, Hazel Henderson, destaca na entrevista que a quebra do paradigma econômico-financista, ocorrida nos últimos cinco anos, acelerou a transição da economia global sustentável. Aos 80 anos, ela continua sendo uma defensora incansável da sustentabilidade como solução para os impasses.

Beto Borges

Remunerar pessoas, empresas, organizações sociais e órgãos públicos pelos serviços prestados em prol da preservação ambiental. Essa é uma ideia que vem ganhando peso na última década e recebeu o nome de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Na prática significa pagar ou dar incentivos, como isenção fiscal, às pessoas que.

Mario Benevides

Foi lançado no início desse mês o livro “Nós e a Sustentabilidade”. Organizado pelo engenheiro eletricista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mario Benevides, e pela engenheira florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Silvia Valdez, a publicação debate caminhos para aliar empreendedorismo e conservação dos.

Renato Dolabella (2012/08)

Está em vigor desde maio deste ano a Lei de Acesso a Informações (Lei 15.527/2011). O texto legal visa garantir a todos os cidadãos o acesso às informações relacionadas à gestão de verbas públicas. O instrumento também alcança organizações do terceiro setor, visto que, embora não façam parte da Administração.

Marcelo Rachid

Com consultorias nas áreas de gestão, captação de recursos e elaboração de projetos, a
Alavanca Social contabiliza cinco anos de atuação com resultados exitosos. A
avaliação é do presidente e fundador da instituição, Marcelo Rachid. Criada
para mediar as necessidades do terceiro setor por meio da prestação
de serviços, a.

Paula Storto

A advogada, Paula Storto, especializada no atendimento a entidades sem fins lucrativos e integrante do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor (Neats) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), avalia o novo marco legal instituído no início deste mês para o terceiro setor. Por meio da Portaria Interministerial.

Marisa Resende

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) realizou de 19 a 21 deste mês a oitava edição do Seminário de Responsabilidade Social Empresarial. O evento buscou aprofundar as discussões sobre a temática e reuniu autoridades no setor, como o economista alemão Georg Kell, executivo do Pacto Global.