Assunto: Biodiversidade

Noticias:

Países de língua portuguesa fortalecem cooperação para o desenvolvimento sustentável

Ministros de Meio Ambiente da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) firmaram um acordo que estabelece metas ambientais compartilhadas. A Declaração de Maputo traz metas para o desenvolvimento sustentável e define pontos comuns em relação aos acordos internacionais, especialmente em relação às convenções do Rio: desertificação, biodiversidade e clima.

Relatório do Pnuma destaca práticas sustentáveis de empresas brasileiras

Abordar as oportunidades que as políticas de economia verde geram para o comércio sustentável e os incentivos que o comércio internacional podem criar para promover uma economia mais ambientalmente correta. Esse é o principal objetivo do relatório Economia Verde e Comércio — Tendências, Desafios e Oportunidades, lançado na primeira semana.

COP-18: Como salvar o clima na terra do petróleo?

Começou essa semana em Doha, no Qatar, a Conferência do clima da ONU, a COP-18. A conferência, que vai até 7 de dezembro e reunirá mais de 15 mil participantes de cerca de 190 países, terá como eixo central a discussão sobre metas razoáveis para a redução do efeito estufa.

Crédito de carbono em alta

Relatório aponta que esse mercado atingiu recorde em 2011 num valor de US$ 237 milhões

Editorial:

Inovação social

O sócio da empresa de consultoria Caos Focado, Miguel Chaves, faz uma análise do cenário brasileiro em inovação social. Na opinião dele, o entendimento sobre esse conceito ainda é frágil no País e muitos acreditam que trabalhar nesse setor requer apenas caridade e não analisam a área como um negócio..

Sustentabilidade como norte

A edição 143 do Responsabilidade Social.com traz uma entrevista com Rebecca Raposo, presidente do Centro de Estratégias para Organizações Sociais. Ela faz uma avaliação do terceiro setor no Brasil. Raposo também aponta quais são os principais desafios para organizações sociais brasileiras e elenca ações prioritárias para fortalecer essas instituições. Ela.

Rio +20

A edição 138 do Responsabilidade Social.com traz uma entrevista com Ignacy Sachs. O socioeconomista franco-polonês confirmou que deixará sua contribuição durante a Rio+20, participando de eventos paralelos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com uma carreira acadêmica dedicada, ele é reconhecido por ser um dos criadores do conceito.

O que esperar da Rio +20?

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo realizará, nos dias 6 e 7 de março, um workshop preparativo para a Rio +20. A proposta é contribuir para as discussões sobre tópicos que estarão em pauta, a partir das pesquisas mais avançadas realizadas no Brasil sobre clima,.

Histórias de superação

A edição 122 do Responsabilidade Social conta em perfil, a história de Geová Calixto de Souza. O natural de São José do Rio Preto mora há três anos nas ruas de Consolação (SP). Por meio de um projeto social recentemente conquistou um emprego com carteira assinada, foi ao dentista e.

Como medir a sustentabilidade?

A edição 115 do Responsabilidade Social.com traz uma entrevista com Diana Hay, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Credit360 no Brasil. Ela apresenta o sistema exclusivo voltado para instituições interessadas em elaborar relatórios de sustentabilidade. A instituição é parceira da Global Reporting Initiative e a ferramenta disponibiliza um índice de.

Entrevista:

Brizabel da Rocha

A fome no Brasil é um “fenômeno socialmente produzido e reproduzido, pela mão do homem, que iniciou com a usurpação de terras indígenas pelos colonizadores, que deram origem a nossa aristocracia rural”, diz Brizabel da Rocha, autora de Política de segurança alimentar nutricional e sua inserção ao sistema único de.

Marina Piatto e Alessandro Rodrigues

Em entrevista exclusiva para o Responsabilidade Social.com os engenheiros agrônomos Marina Piatto (foto) e Alessandro Rodrigues revelam como está o mercado de carne certificada no país. Eles são do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), órgão que no último mês concedeu à Fazenda Água Sadia (MT), a.

Perfil:

Bertha Becker

O Brasil perdeu, nesse mês, um ícone na luta pela defesa da Amazônia. No último dia 11, a geógrafa Bertha Becker faleceu no Rio de Janeiro, aos 82 anos. Desde a década de 1960, ela estudava a expansão da fronteira agropecuária na região. Suas pesquisas contribuíram de forma precisa para.

Marina Silva (2012/09)

A ambientalista brasileira e ex-senadora Marina Silva foi indicada para Membro Honorário da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN) por sua contribuição inspiradora para a conservação da natureza. A nomeação foi anunciada no dia 11 de setembro, em Jeju, Coreia, durante solenidade no Congresso Mundial de Conservação. O evento.

Jacques Marcovitch

O professor e ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), Jacques Marcovitch, lança na próxima segunda-feira (14), em Manaus (AM), o livro “A Gestão da Amazônia”. Na obra, editada pela Edusp, o autor evidencia o contraste entre a exuberante biodiversidade dessa região e a gravidade de suas condições socioecônomicas.Direcionado para jovens.