Assunto: Balanço Social

O Balanço Social não é um mero relatório das atividades sociais apoiadas por uma empresa. Estas atividades, sem dúvida, fazem parte do Balanço Social, mas ele é muito mais do que isso, já que as ações com a comunidade serão apenas um dos grupos a serem analisados através deste instrumento de gestão.

O Balanço Social Corporativo está intimamente associado ao Planejamento Estratégico da empresa, já que seu principal objetivo é fazer uma avaliação estratégica daquele negócio. O novo planejamento estratégico pressupõe analisar como anda o relacionamento da empresa com cada um dos públicos de interesse e desenvolver ações que visem melhorar estes relacionamentos, trazendo ganhos para a empresa.

A elaboração do Balanço Social não deve ser vista como um instrumento de marketing, mas sim como um instrumento de gestão, um relatório capaz de mostrar aos dirigentes da empresa onde estão suas principais fragilidades e, portanto, para onde devem ser direcionados os seus investimentos nos próximos anos.

Noticias:

Curso prepara auditores especializados na ISO 26.000

Uma equipe multidisciplinar participa, desde o final de julho, de um treinamento para acompanhar o processo de certificação das organizações no quesito responsabilidade socioambiental. As aulas ocorrem na Faculdade Municipal Franco Motoro, em Mogi Guaçu, em São Paulo, e são uma iniciativa do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Social Sustentável.

Vitor Seravalli

Em entrevista ao RESPONSABILIDADESOCIAL.COM, Vitor Seravalli, diretor do Departamento de Responsabilidade Social (DRS) do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) fala sobre os desafios e tendências da responsabilidade social empresarial (RSE) e da missão do Ciesp. Leia a seguir:

O que deu na mídia (edição 32)

Leia aqui sobre as principais notícias sobre responsabilidade social e terceiro setor:

Prêmio Balanço Social 2005

Estão abertas as inscrições nacionais para o Prêmio Balanço Social 2005. Trata-se da mais importante premiação do setor chega a quarta edição como a única a avaliar o relatório de responsabilidade social das empresas

Consumo consciente (2004/11)

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) lançou recentemente o “Guia de Responsabilidade Social para o Consumidor”. Com dicas simples, o IDEC mostra como é possível (e necessário) ser consumidor e cidadão ao mesmo tempo

Editorial:

Meio ambiente hoje e sempre

Desde o início da revista, em 2003, o site Responsabilidade Social.com sempre enfocou com destaque ações cidadãs realizadas em todo o país em prol do meio ambiente. Acreditamos firmemente que responsabilidade social pode ir além da postura empresarial. É uma atitude diante da vida que extrapola instituições ou conceitos e pode.

Prêmio Ethos de Jornalismo

O destaque do mês foi, sem dúvida, a Conferência Internacional do Instituto Ethos (19-22 de junho). Além de ser uma oportunidade única para discutir as novas tendências em RSE, o evento novamente surpreendeu por sua capacidade mobilizadora e também pelo lançamento de importantes iniciativas e estudos, como o Pacto Empresarial pela.

Lei de Responsabilidade Social

Estamos vivendo um momento importante na história brasileira. O governo está aberto para a possibilidade de a sociedade participar do processo de criação de uma nova lei de Responsabilidade Social. Estar presente nesse evento é de fundamental importância. Na entrevista especial desta edição, trazemos comentários do técnico do IPEA André.

Entrevista:

Armindo Teodósio

O professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Pontifícia (PPGA) Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, mais conhecido como Téo, faz uma consistente avaliação sobre o movimento de responsabilidade social empresarial brasileiro. O pesquisador traça em entrevista exclusiva ao Responsabilidade.

Maria Elisa Ehrhardt Carbonari

A crise internacional pouco interferiu nos investimentos sociais da Anhanguera Educacional, maior instituição de educação profissional nas Américas. Segundo o balanço social da empresa, em 2008 os recursos destinados para áreas de educação, inclusão digital, qualificação profissional, assistência jurídica, esporte, lazer, saúde, entre outras, somaram R$ 135,7 milhões e a.

Eleonora Figueiredo

Eleonora Figueiredo, mestre em Educação e especialista em Responsabilidade Social voltada para o Terceiro Setor, tem uma trajetória atuante no cenário social e uma compreensão abrangente de projetos de instituições sem fins lucrativos. Ela foi assessora de projetos especiais e chancelas da Unesco. Atualmente é gerente de Responsabilidade Social do.

Paulo Mindlin e Christianne Urioste

Para o Wal-Mart, maior empregador dos Estados Unidos (são mais de dois milhões de associados, 70 mil deles no Brasil), investir em sustentabilidade é uma forma inteligente de economia, com impacto positivo no negócio. Com um desembolso em torno dos US$ 500 milhões nos próximos cinco anos, a empresa espera.

Artigo:

Inércias da Sustentabilidade Empresarial

Muito além da diversidade de práticas corporativas, entendimentos dos gestores e diagnósticos sobre dificuldades e desafios de posicionar e gerar valor entre os consumidores ao redor das propostas de sustentabilidade das empresas, existe uma série de questionamentos que se repetem na mídia, na agenda das companhias, nas conferências sobre responsabilidade…

O que é responsabilidade social empresarial?

Responder essa indagação requer o resgate da trajetória que permeia os vários fatores mundiais, os quais, possivelmente, influenciaram o surgimento da Responsabilidade Social nas empresas. Podemos destacar, por exemplo, os movimentos em torno dos direitos civis ocorridos na Europa e na França na década de 60; as manifestações contra os efeitos…

Balanço Social Corporativo

Com o avanço do conceito de Responsabilidade Social Corporativa, a sociedade brasileira começou a avaliar as empresas também por sua postura social. Por esse motivo, muitas empresas têm se interessado em divulgar seus Balanços Sociais Corporativos. Chegou-se até a discutir a criação de uma lei que torne obrigatória a publicação…

Por que fazer o Balanço Social da sua empresa

Ao contrário do que muita gente imagina, o Balanço Social não é um mero relatório das atividades sociais apoiadas por uma empresa. Estas atividades, sem dúvida, fazem parte do Balanço Social, mas ele é muito mais do que isso, já que as ações com a comunidade serão apenas um dos…

Porque uma Lei de Responsabilidade Social

A primeira observação que quero registrar é que as sociedades brasileira e mundial mudaram muito nos últimos 30 anos com o avanço do processo de globalização, com o avanço do processo de democratização, com a falência do modelo do socialismo real, com o crescimento da sociedade de informação e com a…

A São Sepé que Grajew não viu

Na quinta-feira, dia doze de fevereiro, enquanto o ex-assessor do Palácio do Planalto, Oded Grajew, oferecia sua credibilidade e empenho para alçar Porto Alegre ao status de Capital Mundial da Solidariedade e da Cidadania, a Prefeita de São Sepé, Júlia Vargas, reunia toda sua equipe de governo para iniciar a…

Cadê a tal responsabilidade social?

A iniciativa dos balanços sociais, decorrente de uma atitude socialmente mais responsável por parte das empresas, foi muito comemorada pelas organizações da sociedade civil. Era um passo importante e definitivo na direção da integração dos interesses e compromissos das empresas com a sociedade e, por conseqüência, com o mercado. Não…

A lei como dimensão da responsabilidade social empresarial

No Rio Grande do Sul, a partir da Lei n.º11.440 de 18 de janeiro de 2000, foi instituída uma certificação da Assembléia Legislativa Estadual para empresas socialmente responsáveis, de acordo com o regulamento para a concessão de Certificado de Responsabilidade Social, do Troféu Responsabilidade Social – destaque RS e dos…

Ética na Administração e Responsabilidade Social do Administrador

Creio que a responsabilidade social da empresa está intimamente ligada à visão de ética que seus administradores têm. Sem querer entrar em profundas conceituações de ordem filosófica, e mais no sentido de despertar a reflexão do leitor, seguem algumas considerações a este respeito:
1. Moral e Ética: Gostaria inicialmente, sem…

O social na estratégia empresarial (ou a estratégia social das empresas)

“É imperiosa a necessidade, pela própria sobrevivência futura das empresas, de elevarem a sua estratégia social ao mesmo nível da sua estratégia econômica e de a dominarem com tanto método, competência, cálculo econômico e social e espírito empreendedor quanto demonstram nos terrenos que lhes são familiares”.(Philippe de Woot)
A frase…