Responsabilidade social corporativa. Como fazer?

Todo investimento é uma questão de planejamento da empresa.

Todo investimento é uma questão de planejamento da empresa.

Por Mayra Gianoni

Responsabilidade social corporativa é a integração do conjunto de políticas e ações de sustentabilidade social, econômica e ambiental de uma empresa ao seu modelo de negócios. Ela funciona como um mecanismo de regulamentação que assegura o cumprimento de regras e padrões éticos que a companhia deve respeitar. O objetivo é encorajar os stakeholders (funcionários, investidores, consumidores) a terem atitudes de impacto positivo no meio ambiente.

Empresas que se preocupam com o futuro e como elas se encaixam nesse tipo de visão em longo prazo se preocupam com essa questão. Está muito claro que os recursos atualmente empregados na indústria em geral estão cada vez mais escassos e a tendência é piorar. Investir em responsabilidade social corporativa é fundamental para a sobrevivência e longevidade de quem quer ser relevante amanhã.

O valor de uma marca depende basicamente da percepção dos consumidores. Ao mencionar o nome da marca, ela invoca algum sentimento positivo? E pior, negativo?

Ter ações e projetos sustentáveis melhoram a imagem de uma marca já que representam um passo adiante para o avanço da sociedade. Não é fácil mensurar o valor exato disso, mas está na mente do consumidor e, ter uma associação imediatamente positiva é o que todos almejam.

Uma empresa precisa criar um conjunto de valores e práticas sustentáveis que se encaixam em seu modelo de negócios. Uma empresa do setor hoteleiro pode trabalhar para desenvolver a comunidade em torno do hotel de forma a aumentar a educação e fomentar o turismo local.

Com programas educacionais e treinamentos específicos é possível desenvolver guias locais que vão atender à demanda do hotel, melhorar o nível do serviço oferecido e fortalecer a economia local.Consequentemente a empresa terá um impacto positivo e será admirada por quem conhecer e entender o programa.

Todo investimento é uma questão de planejamento da empresa. Idealmente deve-se dedicar um percentual da receita a projetos de responsabilidade social corporativa.

O departamento que cuida da Gestão de Pessoas pode desenvolver projetos dedicados aos seus funcionários, enquanto o de Marketing desenvolve ações relacionadas ao produto ou serviço oferecido pela companhia. É fundamental que a empresa se programe, pois muitas vezes o retorno financeiro não será imediato.

Uma empresa que tem preocupação com responsabilidade corporativa tem maior admiração de seus funcionários. A moral do funcionário é impactada por ações que aumentam sua estima pela empresa. O consumidor tem muito mais acesso a informações a respeito da empresa e dos produtos que consome. O nível de exigência será cada vez maior e vai ganhar a corrida quem melhor atende-lo.


Mayra Gianoni é Diretora executiva da Site Sustentável, empresa pioneira na neutralização do C02 emitido por sites através do plantio de árvores nativas da Mata Atlântica.

Também nessa Edição nº: 192
Perfil: Nelço Tesser é presidente da Parceiros Voluntários – Caxias do Sul
Entrevista: Claudia Werneck
Notícia: Dia Mundial Sem Tabaco: convite para largar o cigarro
Notícia: O que deu na mídia (edição 192)
Notícia: Campanha Defenda-se é reconhecida pelo Prêmio Neide Castanha 2015
Oferta de Trabalho: Oportunidades de Trabalho