• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • O que é Responsabilidade Social?
    • Quem somos
  • Divulgue seu Projeto
  • Envie seu artigo
  • Anuncie
  • Contato

Responsabilidade Social

  • Entrevista
  • Noticias
  • Artigo
  • Charge
  • Oferta-de-trabalho
  • Perfil
  • Editorial
Você está aqui: Home / Artigo / O desafio do exercício da Responsabilidade Social nas micro e pequenas empresas

O desafio do exercício da Responsabilidade Social nas micro e pequenas empresas

Fevereiro 29, 2020 by admin Deixe uma resposta

1697-phpwjQQ7i

Por Patrícia Sodré

As micro e pequenas empresas do Brasil têm se destacado nas iniciativas sociais e ambientais que realmente geram impacto na localidade onde estão inseridas. Essa é uma tendência do universo corporativo: a prática economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta, como conceitua o Instituto Ethos sobre a sustentabilidade.

O que se acreditava ser uma “obrigação” apenas dos grandes passou a ser entendido como boa oportunidade de alavancar os negócios também para os pequenos. Mas para isso é preciso entender o que se propõe uma empresa socialmente responsável, já que esse conceito não apenas indica ações da “porta para fora”, mas a empresa precisa cuidar de pontos primordiais tornando-se assim referência para os seus públicos de influência.

O Sebrae realizou recentemente uma grande pesquisa, com cerca de 4 mil empresários, e obteve resultados reveladores, no que concerne ao diferencial que a ação de RSE gera ao negócio. Mas essa não é uma ação que se concretiza do dia para a noite, é preciso avaliar o seu negócio e compreender de que forma pode-se gerar impacto positivo com a sua prática sustentável. Para tanto foram estabelecidas sete diretrizes para a responsabilidade socioambiental que pudesse atender e gerar diferencial para a prática das micro e pequenas empresas.

O primeiro deles trata-se da transparência empresarial, a empresa que deseja carregar o título de socialmente responsável precisa olhar para dentro e ser transparente junto aos seus públicos, isso significa estabelecer valores ligados aos direitos humanos na sua forma de agir diante do mercado. Uma ação eficaz é a criação da missão e valores da empresa, essa atitude simples pode gerar importantes direcionamentos para as ações da empresa.

O relacionamento com os colaboradores também é uma ferramenta que gera impacto no fazer social da empresa e está sendo indicado como o segundo ponto de ação das micro empresas, afinal não dá para ser bem visto pela comunidade se internamente a sua gestão não valoriza e impulsiona os seus colaboradores. A dica é que se posa haver respeito a legislação trabalhista e a garantia da remuneração digna, esses são pontos básicos, mas ainda muito pode ser feito, como por exemplo o incentivo à educação e ao esporte, além da gestão participativa e a delegação de poderes.

A temática do meio ambiente tem ganhado espaço no mundo corporativo, hoje a premissa adotada é que somos todos responsáveis pelos resíduos que produzimos, pelo consumo consciente dos recursos naturais e ainda pela preservação do meio ambiente. A sua empresa pode gerir os resíduos que gera, separando os recicláveis e dando a destinação correta para eles, essa ação é simples e contribui para a mudança de postura dos envolvidos. Atitudes como essa ultrapassam as barreiras do empreendimento, contribuindo para a fomentação da cultura ambiental positiva.

A quarta ação identificada é o monitoramento dos fornecedores, é muito importante saber de quem você compra seus produtos e se estes mantem práticas éticas assim como você. Uma boa atitude para se resguardar quanto a isso é a construção de um contrato de trabalho que vislumbre claramente tudo aquilo que você identifica como ético.

Uma ação importante e essencial para o sucesso do posicionamento social da empresa é estreitamento dos canais de comunicação com os seus clientes, dito isso, é importante estar atento às informações disponíveis nos produtos/serviços que são oferecidas. Uma solução bastante utilizada pelas empresas são as mídias digitais, onde as mesmas podem gerenciar o recebimento de críticas, elogios e reclamações, dando agilidade ao contato com aqueles que estão de olho na sua marca.

O comprometimento social está ainda intimamente ligado a sua promoção social junto à comunidade na qual está inserida. Contribuir com a transformação social do local onde está alocado gera importantes retornos para a empresa e uma delas é a diminuição da desigualdade social. Adote um projeto social e incentive seus colaboradores a realizarem ações voluntariamente nessas causas, você pode investir seus talentos e gerar mudanças no local onde a sua empresa está instalada.

Por fim a dica para uma postura socialmente responsável é a manter-se sob uma conduta ética. Se posicione e esteja atento à legislação para que o seu negócio esteja sempre relacionado a uma imagem positiva quando o assunto é a ética, a responsabilidade social e o comprometimento ambiental.

O desafio está exatamente aí, em entender que todos têm um papel importante na dimensão cidadã e que os negócios, cada um a sua medida, podem contribuir para a transformação da realidade. Bons exemplos podem ser dados e o seu negócio pode sair na frente quando o assunto é Responsabilidade Social.


Patrícia Sodré é psicóloga com especialização em psicologia social e ativista social por vocação. Acredita na transformação social e valoriza as pequenas iniciativas. Aproveita dos espaços da Rede para a circulação de informações sobre sustentabilidade, consumo consciente e meio ambiente.

Também nessa Edição :
Entrevista: Paulo César Arns e Madalena Cabral de Oliveira
Entrevista: Daniela da Silva
Notícia: Ajuda animal
Notícia: Orçamento previsto para o programa Mudanças Climáticas recua em 2014
Notícia: Brasília sedia conferência global sobre trabalho infantil
Oferta de Trabalho: Procura-se (10/2013)

Categoria: Artigo

Reader Interactions

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primary Sidebar

Vídeo

Veja mais

Tradutor de conteúdos em português para Libras está disponível para download gratuito para Android

Janeiro 29, 2021 Deixe uma resposta

Richard Goughnour

Janeiro 29, 2021 Deixe uma resposta

O que deu na mídia (edição 108)

Janeiro 28, 2021 Deixe uma resposta

Artigos recentes

  • Tradutor de conteúdos em português para Libras está disponível para download gratuito para Android
  • Richard Goughnour
  • O que deu na mídia (edição 108)
  • Abertos para a comunidade
  • Estímulo ao Voluntariado

Copyright © 2002 - 2021 Responsabilidade Social — ISSN: 1677-4949